Novos rumores sugerem que a Apple irá introduzir uma câmara 3D nas novas edições do iPhone e do iPad, após ter sido detetada uma patente que mostra que a empresa de Cupertino estará a trabalhar em câmaras compactas tridimensionais dotadas de microlentes avançadas. Este registo de patente, emitido pela entidade responsável
norte-americana, não limita a tecnologia 3D a telemóveis, já que a Apple anunciou que poderá ser introduzida em “câmaras digitais, computadores pessoais, PDA, telemóveis”, ou até em qualquer dispositivo que seja capaz de processar as imagens daí resultantes.
Detalhando as verdadeiras capacidades das tecnologias de imagem 3D, a patente da Apple acrescenta: “Um utilizador pode filmar o interior de uma casa enquanto anda por ela e o dispositivo de sensor de imagem pode usar a informação de profundidade calculada e detalhe da superfície para criar um modelo tridimensional da casa. A informação de profundidade e detalhe de superfície de várias fotografias ou capturas de imagem de vídeos podem depois ser coladas para construir um modelo de três dimensões que combina o detalhe de superfície e a profundidade de cada foto ou vídeo.”
Embora não seja provável que tais funcionalidades sejam introduzidas em equipamentos nos próximos meses, vários rumores surgidos após o registo da patente sugerem que a câmara 3D poderá vir a ser integrada no iPhone 5.
Rumores sobre o iPhone 5
O iPhone 5 está longe de estar confirmado, mas são já muitos os rumores que sugerem que o próximo smartphone da Apple terá um novo formato que o distinguirá do design do iPhone 4 e do 4S, com uma traseira em vidro Gorilla Glass 2 a torná-lo mais resistente.
Esperado originalmente para antes do algo desapontante lançamento do iPhone 4S, o iPhone 5, cuja chegada foi recentemente apontada para outubro de 2012, deverá surgir com o nome numérico. Além de um processador quadcore ARM A6, vários rumores sugeriram que o iPhone 5 terá uma câmara melhor, mais memória RAM e maiores opções de armazenamento.