A Nokia adicionou um novo sistema operativo móvel ao portefólio do software com que equipa os seus telefones. Para além do Symbian e do Windows Phone (disponibilizado pela Microsoft) passará a ter à sua disposição uma solução desenvolvida por uma pequena empresa norueguesa, que comprou.
A aquisição da Smarterphone foi anunciada ontem pela Ferd Capital, que detinha a companhia e, num comunicado publicado online, detalha ter completado o processo de venda à Nokia em novembro de 2011.
Segundo explica o grupo de investimento, a empresa, sedeada em Oslo, desenvolveu um software que torna possível proporcionar uma experiência de utilização semelhante à de um smartphone, em equipamentos mais baratos.
O software é descrito como "um sistema operativo para telemóveis de gama baixa que fornece funcionalidades altamente avançadas num hardware muito modesto", sendo ainda destacada a "flexibilidade única no que respeita à personalização à medida dos diferentes mercados".
Na nota aos meios, a Ferd Capital - que em 2007 investiu 6,5 milhões de euros na tecnológica fundada por Egil Kvaleberg - não avança quanto pagou a Nokia pela titularidade da Smarterphone, nem quais os planos da fabricante finlandesa para esta.
Sem comentários por parte da Nokia, torna-se também difícil prever o que acontecerá com a plataforma que o negócio veio acrescentar ao portefólio da fabricante. Atualmente, a empresa recorre a diferentes versões do Symbian para equipar telefones de gama média e baixa (e alguns de gama alta) e, na sequência de um acordo com a Microsoft, passou a integrar também o Windows Phone em smartphones.
Fonte:Tek